Celebrado toda segunda quinta-feira do mês de março, o Dia Mundial do Rim tem como propósito informar a população sobre as doenças renais, com enfoque na prevenção e na adoção de práticas saudáveis no cotidiano.
Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 10% da população brasileira enfrenta doenças nos rins, órgãos encarregados de filtrar o sangue, ou seja, de eliminar resíduos tóxicos presentes na circulação, resultantes do metabolismo corporal.
Para 2024, a campanha, com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia, traz o slogan “Saúde dos rins, exame de creatinina para todos”, reforçando a importância e o direito ao diagnóstico precoce e ao tratamento, especialmente na doença renal crônica (DRC).
A doença renal crônica é caracterizada pela lesão dos rins mantida por três meses ou mais. Como nos estágios iniciais não há sinais, é crucial conhecer as causas e os exames que identificam a enfermidade.
Principais fatores de risco para o desenvolvimento da DRC:
Hipertensão arterial 🩸;
Diabetes 🩸;
Doença renal ou cardíaca pré-existentes 💔;
Uso frequente de anti-inflamatórios 💊;
Pessoas idosas 👵👴;
Histórico da doença na família 👪;
Obesidade 🍔🍟;
Tabagismo 🚭.
Exames para o diagnóstico da DRC:
Dosagem de creatinina no sangue;
Exame de urina.
Lembre-se: a Doença Renal Crônica pode ser prevenida e, quando diagnosticada precocemente, pode ser controlada! Consulte regularmente seu médico, faça exames de rotina e cuide do funcionamento dos seus rins!
No Hospital Jardim Vitória, temos disponíveis os urologistas Dr. Eduardo Sonego e Dr. Gustavo Queiroz, especializados em doenças do trato urinário, incluindo os rins. Agende sua consulta conosco e cuide da saúde dos seus rins com profissionais qualificados! 🩺💓